O estresse é uma condição que todos nós enfrentamos sempre que passamos por alguma situação de perigo ou ameaça. Esse mecanismo de defesa nos coloca em situação de alerta, provocando alterações físicas e emocionais. Nesse momento, o organismo passa a liberar substâncias químicas na corrente sanguínea: a adrenalina e o cortisol (que são considerados hormônios… Read more »
O estresse é uma condição que todos nós enfrentamos sempre que passamos por alguma situação de perigo ou ameaça. Esse mecanismo de defesa nos coloca em situação de alerta, provocando alterações físicas e emocionais.
Nesse momento, o organismo passa a liberar substâncias químicas na corrente sanguínea: a adrenalina e o cortisol (que são considerados hormônios do estresse) para preparar o corpo para a ação.
Porém essas modificações, quando em estado elevado, causa danos à qualidade de vida daqueles que estão enfrentando esse momento.
Mas controlar as emoções negativas não é uma tarefa simples. Por quê? Algumas pessoas conseguem falar abertamente sobre esse processo, já outras não se sentem tão à vontade para expressar e procurar auxílio, e de alguma maneira, combater essa reação natural do corpo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre com o estresse. E no Brasil, a preocupação também é grande, pois somos o segundo país mais estressado do mundo.
O cenário ‘ansioso’ dos brasileiros está associado às diferenças sociais. Afinal, uma grande parte da população não tem renda suficiente para se sustentar e prover para a família até o final do mês. Uma grande parcela trabalha em condições mais precárias, ou sob pressão de trabalhos que se tornam lugar para incertezas e inseguranças emocionais.
Mas o que é a condição?
Como falamos antes, os problemas psicológicos se refletem no corpo e o estresse é um deles. Quando não estamos bem, ou “fora da rotina comum”, nosso organismo responde a alguns estímulos, e o estresse está associado a esse condicionamento.
No geral, surgem algumas consequências como irritação, desgaste mental, frustração, excesso de preocupações, medo, entre outros fatores que provocam uma reação que o cérebro interpreta como luta, proteção, medo ou fuga.
É importante diminuir as pressões externas, encontrando alternativas que deixem a sua rotina mais leve. Encontrar o equilíbrio emocional não é tão fácil assim, mas, inserindo um pouquinho de autoconhecimento ali, seguindo essas dicas de novos hábitos aqui, certamente você vai encontrar alguns resultados diferentes para gerenciar o estresse quando ele bater na sua porta:
1 .Evite álcool e cafeína;
2. Incorpore ao seu dia a dia uma alimentação saudável e equilibrada;
3. Seu corpo e mente precisam de descanso, por isso, durma bem;
4. Procure ajuda de um profissional especializado em saúde mental;
5. Tenha mais tempo de lazer;
6. Pratique exercícios físicos.
Sempre que precisar, conte com o auxílio da ampla rede de cuidados, com profissionais altamente capacitados, que a Salute proporciona para seus clientes. Sua saúde sempre em boas mãos.