A Organização Mundial de Saúde afirma: a obesidade é um dos problemas de saúde mais sérios que enfrentamos atualmente. É muito mais do que apenas um acúmulo excessivo de gordura corporal: a condição afeta negativamente a saúde de uma pessoa em múltiplos aspectos, desde a qualidade de vida até o desenvolvimento de várias outras doenças,… Read more »
A Organização Mundial de Saúde afirma: a obesidade é um dos problemas de saúde mais sérios que enfrentamos atualmente. É muito mais do que apenas um acúmulo excessivo de gordura corporal: a condição afeta negativamente a saúde de uma pessoa em múltiplos aspectos, desde a qualidade de vida até o desenvolvimento de várias outras doenças, além de condições físicas e emocionais.
E não deve ser encarada apenas como uma questão estética, mas sim como uma questão de saúde pública. Ao compreendermos as barreiras que ela impõe ao bem-estar do indivíduo, podemos trabalhar em direção a soluções eficazes que visam promover mudanças positivas na vida das pessoas afetadas.
Vem com a gente nessa leitura!
De olho nos números
O Brasil está entre os países com os maiores índices da doença. Ainda, a projeção é que a obesidade atinja quase 30% da população adulta do nosso país até 2030, segundo a Federação Mundial da Obesidade.
São dados bem preocupantes, né? O sobrepeso pode ser um obstáculo significativo para a qualidade de vida, limitando a mobilidade, prejudicando a saúde mental e aumentando o risco de uma série de doenças crônicas e cardiovasculares como hipertensão arterial, doença coronariana e acidentes vasculares cerebrais.
Acontece que o excesso de peso coloca uma pressão adicional sobre o coração e os vasos sanguíneos, comprometendo sua capacidade de funcionar adequadamente. Além disso, a obesidade está fortemente associada ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, uma doença crônica que afeta a forma como o corpo processa a glicose.
A saúde mental também é impactada pela obesidade. Muitas pessoas que lutam contra o excesso de peso enfrentam estigma, discriminação e baixa autoestima, o que pode acarretar sentimentos de tristeza, ansiedade e isolamento social, afetando negativamente o bem-estar emocional e a qualidade de vida como um todo.
É fundamental entender que a obesidade é uma condição de saúde complexa e multifatorial. Ela requer uma abordagem abrangente que inclua mudança no estilo de vida, acompanhamento e suporte emocional com diversos especialistas que compreendam todo esse processo.
E deixa eu te contar: aqui na Salute você encontra tudo isso!